De Jorge Roque, Portugal
A luta contra a Proibição de drogas é uma guerra e não apenas uma batalha. Por isso temos que construir e avançar com uma frente que seja poderosa em todos os sentidos. A actual politica de drogas esconde tantos interesses económicos, políticos, militares e sociais que só um ataque concertado por terra, mar e ar, conseguirá obter bons resultados.
Encod ao longo do tempo tem tentado unir pessoas, instituições e ideias que se afirmem com força para mudar o sistema de leis que em todo mundo torturam, prendem, matam e oprimem todos aqueles que directa ou indirectamente sofrem com a situação e, ou simplesmente se recusam a aceita-la.
Justamente pela quantidade de Activistas que cada vez mais se juntam a esta organização e que apresentam ideias, formas e estratégias de acção tão distintas, tornou-se fundamental definir e reunir essas estratégias, bem como organiza-las e distribui-las por aqueles que com elas mais se identificam.
Assim temos que fazer 2 perguntas:
Que Estratégia te parece mais eficaz para mudar o sistema legal proibicionista de drogas?
Com qual Estratégia estarias disposto a trabalhar?
ESTRATEGIAS ANTIPROIBICIONISTAS
1- POLITICAS–
A- Acreditando na boa vontade e compreensão dos políticos do sistema (seguindo as conferências e audiências civis que colocam à disposição, tentar influencia-los e depois esperar que sejam eles a mudar as leis).
B- – Sermos nós a iniciar o processo politico,ou seja, aprofundar a mensagem, divulgar a mensagem a todos os eleitores de forma a obtermos o numero suficiente de votos para mudarmos a legislação de drogas.
2- JURIDICA-CONSTITUCIONAL– as leis de drogas estão contra as constituições europeias, desempenhar uma luta jurídica constitucional ao mais alto nível, com vista a afirmar os direitos das minorias que são distintos da maioria?
3- CIENTIFICA
histórica, cientifica, antropológica e sociologicamente, “espiritualmente” o homem sempre precisou, utilizou e continuará a precisar de substancias que o elevem consciente e sensivelmente, qual a importância da Razão Cientifica? A importância da razão no meio de um tema que é considerado irracional?
4-MEDIA- A OPINIÃO PUBLICA
os Media e consequentemente os Cidadãos que se revelam como os eleitores q vão votar naqueles que vão determinar as leis, são completamente influenciados pela comunicação social, deverá a nossa luta incidir essencialmente por demonstrar publicamente nos media as nossas Razões?
5-ACÇÃO DIRECTA–
Criar Acções Publicas de Rua que chamem a atenção do cidadão para o cinismo, a apatia e a falsidade em que o proibicionismo coloca e impõem toda a problemática da droga. Influenciar o cidadão no sentido a não temer e querer outras soluções diferentes do proibicionismo. Acções como: manifestações, performances, cartazes, pinturas, grafitis, comícios, slogans, t-shirts, concertos, eventos artísticos e toda a energia e criatividade que possa surgir para divulgar a mensagem Anti-Proibição.
6–A luta deverá incluir TODOS estes aspectos para ser mais completa, eficaz e forte e neste caso deveremos organizar e dividir esforços no sentido de conseguirmos abarcar todas as vertentes?
7-Incluir e juntar todas as Minorias Alternativas, que são vitimas de um Sistema que impõem o desejo e a necessidade da maioria. Prejudicando assim minorias, que tem uma forma de ser e um conceito de felicidade diferentes.
8- A ARTE como forma de denuncia, contestação e de apresentação de novos caminhos e soluções viáveis.
9- A DENUNCIA PUBLICA E CONSTANTE da mentira, da injustiça e do cinismo. A Inteligência por saber a verdade, apoiada por todos Intelectuais e Seres Humanos importantes para a Humanidade, tenham consumido drogas ou não. Demonstrar publicamente a “estupidez” das autoridades que lutam contra as drogas, que há 40 anos criticam a situação e propõem mudá-la justamente com a mesma solução! Que o medo das drogas seja o medo do sistema proibicionista!