CONFERÊNCIA DE IMPRENSA
Entre os dias 10 e 14 de março de 2008 haverá uma reunião da comissão da ONU sobre Narcóticos em Viena, na Áustria. O objetivo da reunião será avaliar os resultados dos dez anos de estratégia que se decidiram em Nova York em 1998. O objetivo era eliminar o negócio internacional de drogas antes do 2008, através da erradicação da produção e de uma drástica redução da demanda de drogas.
Ninguém nega o facto, que desde 1998, ambas coisas, o abastecimento e a procura de drogas ilegais aumentou.
De acordo com as estimativas da ONU o negócio mundial de drogas ilegais movimenta de 400 a 500 biliões cada ano com a venda de drogas ilegais. Como os custos de produção representam menos de 1% do preço na rua, as margens de benefício da indústria da droga são enormes. O benefício das organizações criminais que operam no negócio da droga superam o Produto Interno bruto de muitas nações.
Especialistas independentes calcularam as despesas anuais de polícia e justiça para manter a proibição das drogas em mas de 40 biliões de euros. No entanto não existe nenhuma evidência que essas operações produzam algum efeito assinalavél, na criminalidade associada às drogas.
Por outro lado o regulamento da produção e venda de drogas com um estatuto legal conseguiria afastar o controle do mercado da droga das mãos das organizações criminais.
Por iniciativa de ENCOD (Coligação européia por políticas sobre drogas justa e eficazes) vão se organizar vários actos de protesto, na reunião da ONU do 7 ao 9 de Março, o propósito deste eventos será divulgar uma advertência sobre a necessidade do final da “Guerra às drogas” e iniciar novos enfoques na política sobre drogas. A atual proibição cria mais problemas dos que resolve, esta é uma realidade que muitos governos não se atrevem a encarar.
Na ENCOD defendemos que chegou o momento de estratégias não repressivas na política sobre drogas, estratégias que não danifiquem a saúde e que respeitem os direitos dos cidadãos.
Sexta-feira 7 de março, às 17:00 uma manifestação pela paz recorrerá desde Praterstern até o Viena International Centre, desde aí os participantes levam estas petições às embaixadas de, entre outros, USA, a China e o Afeganistão.
Uma dessas demandas é a de respeitar o direito de todos os cidadãos adultos no mundo a usar plantas naturais para seu próprio consumo. isto inclui a criação de normativas para a produção e o uso de Cânhamo, Ópio e plantas de Coca.
Às 21:00 haverá uma festa no ARENA com várias bandas e DJ,s.
No sábado e no domingo haverá conferências com especialistas internacionais sobre políticas de drogas em “altes AKH” (sala de audiências n º 1) serão tratados os seguintes temas, entre outros:
A proibição das drogas uma mentira conveniente. A origem da proibição das drogas como uma ferramenta de poder político. Os efeitos das drogas no cérebro humano. Novos descobrimentos em aplicações medicinais da Cannabis, o uso de Ibogaina no tratamento da adição etc.
Poderás encontrar um programa detalhado aqui.
ENCOD é uma organização não-governamental independente, que foi criada para levar mais transparência e um controle democrático no design e na implantação de políticas de controle sobre drogas.
Para mais informação por favor entre em contato com as seguintes pessoas:
Joep Oomen
Austria: 0699 816 12676
Belgica: +32 (0) 495 122 644
E-mail: info@encod.org
Otmar Pusch
Austria: 0681 1036 0480
E-mail: pusch.otmar@gmx.at
Andreas Holy
Austria: 0699 1622 8661
E-mail: a.holy@found.at
—